Rio de Janeiro- O economista e influenciador, Gil do Vigor, postou um vídeo nesta quarta-feira (8), para esclarecer sobre as mudanças relacionadas ao Pix, após o governo federal autorizar a Receita Federal a monitorar movimentações financeiras em contas bancárias e cartões de crédito acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para empresas.
Nas redes sociais, Gil afirmou que recebeu muitas dúvidas de seguidores sobre as novas diretrizes anunciadas pelo governo federal.
De acordo com o economista, essa regra não é tão novidade assim, já que mecanismos semelhantes já estavam em vigor. O que muda agora é uma maior ampliação na transparência, com o objetivo de monitorar mais de perto algumas transações realizadas por meio do Pix ou de cartões de crédito.
Gil destacou que a Caixa Econômica Federal já enviava informações para a Receita, a novidade agora é que bancos privados também devem reportar esses dados.
“Os bancos tradicionais já faziam essa comunicação com a Receita, mas agora essas instituições de pagamento digital também estão obrigadas a enviar informações”, explicou. “Na prática, essa medida impacta mais essas empresas privadas”, afirmou.
O economista também ressaltou que o objetivo central é evitar práticas ilícitas: “Sabemos que algumas pessoas tentam driblar o sistema”. Segundo ele, agora, a Receita tem um controle mais rigoroso para garantir que todos estejam pagando seus impostos corretamente.
Veja vídeo:
🚨 GRAVE: Gil do Vigor esclarece mudança no pixpic.twitter.com/C4Q6vmJ3C7
— D24AM (@portald24am) January 8, 2025
O post VÍDEO: Gil do Vigor esclarece novas regras do Pix; VEJA apareceu primeiro em D24AM.