A mostra “Otoni das 70 Mesquitas” busca celebrar o aniversário de 70 anos do artista amazonense. Exposições homenageiam trajetória do artista Otoni Mesquita.
Divulgação
Espaços culturais de Manaus receberão, durante junho, duas exposições que comemoram a trajetória de Otoni Mesquita, um dos artistas visuais mais proeminentes do Amazonas. A primeira exposição acontece no Centro Cultural Palácio da Justiça, desde sexta-feira (23), e depois, no Palacete Provincial, no dia 27 de junho.
Otoni Moreira de Mesquita é um dos principais nomes da arte contemporânea amazonense, que completa 70 anos de idade no dia 27 de junho.
Otoni Mesquita durante exposição no Palácio da Justiça, em 2020.
Michael Dantas/Sec
Em comemoração a data, foi criada a exposição “Otoni das 70 Mesquitas”, que busca mostrar a essência do trabalho do artista ao longo do tempo.
Honrando com a homenagem, o artista afirmou que deseja que as exposições alcancem as gerações mais novas com seu trabalho.
“A relevância dessa exposição, para mim, é muito grande porque, ao completar 70 anos, eu faço uma reflexão sobre a coisa que eu mais fiz na minha vida, que foi a arte”, declarou Otoni.
Exposições
A mostra “Otoni das 70 Mesquitas” busca celebrar o aniversário de 70 anos do artista.
Divulgação/Cultura do AM
A primeira parte do ciclo de exposições, intitulada “Retrospectiva Otoni Mesquita”, ocorreu no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas. Durante esta mostra, o artista expôs três fases de sua produção.
“Formação” nomeia a segunda etapa deste ciclo. Nessa mostra, organizada no Centro Cultural Palácio da Justiça, com inauguração que aconteceu na sexta-feira (23), às 18h, serão expostos desenhos de observação, desenhos anatômicos, além de desenhos que compuseram algumas exposições individuais e coletivas durante o início da década de 1980.
A terceira e última parte deste ciclo de exposições acontecerá no Palacete Provincial e no Centro Cultural Palácio da Justiça, é intitulada “Fase Experimental”. Nessa parte da mostra, tradição e experimentação entram em equilíbrio, pois o artista usa técnicas tradicionais em suportes experimentais.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Em Manaus, exposições celebram vida e trajetória do artista amazonense Otoni Mesquita
Adicionar aos favoritos o Link permanente.